Buscar

oque é numeral?

💡 6 Respostas

User badge image

Magdiel Silva

é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada serie

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os numerais são palavras que têm a função que normalmente atribuímos aos números. Eles ordenam e quantificam numericamente os seres ou indicam a ordem que estes se encontram dispostos em uma dada sequência.

Classificação

Numeral cardinalSão todos os numerais que quantificam seres, seja qual for a sua quantidade. Sua variação é infinita, assim como os números que ele representa. Pode variar entre um, dois, três, mil, um milhão, trezentos bilhões e assim por diante. Muitas vezes pode inclusive significar falta ou até mesmo um número negativo. 

Alguns numerais cardinais se flexionam por gênero, é o caso de um/uma, dois/duas, além das centenas (duzentos/duzentas, trezentos/trezentas, quatrocentos/quatrocentas, e assim por diante). Os numerais “milhão” e “bilhão” flexionam-se por número em “milhões” e “bilhões”, respectivamente.Numeral ordinalSão todos os numerais que ordenam os seres, ou seja, os colocam em diferentes posições seguindo uma ordem. Eles também têm muitas representações, pois derivam de números. Temos como exemplos: primeiro, segundo, terceiro, décimo, centésimo. Os ordinais se flexionam conforme o gênero, normalmente com a substituição do “o” no final por “a”, formando assim o gênero feminino, como: primeira, terceira, décima, centésima.Numeral multiplicativoSão numerais que indicam um aumento de quantidade proporcional, indicado por um número que multiplica. É o caso das seguintes palavras: dobro, triplo, quádruplo. Estes numerais também podem ser flexionados tanto em gênero quanto em número.Numeral fracionárioSão numerais opostos aos multiplicativos, indicam a diminuição de quantidade em proporção, indicado por um número que divide. São exemplos de numerais fracionários: terço, metade, quarto, onze avos, décimo, centésimo e milésimo. Esta classe de numeral pode se flexionar por gênero e número, assim como os multiplicativos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os numerais são palavras que têm a função que normalmente atribuímos aos números. Eles ordenam e quantificam numericamente os seres ou indicam a ordem que estes se encontram dispostos em uma dada sequência.

Classificação

Numeral cardinal

São todos os numerais que quantificam seres, seja qual for a sua quantidade. Sua variação é infinita, assim como os números que ele representa. Pode variar entre um, dois, três, mil, um milhão, trezentos bilhões e assim por diante. Muitas vezes pode inclusive significar falta ou até mesmo um número negativo.

Alguns numerais cardinais se flexionam por gênero, é o caso de um/uma, dois/duas, além das centenas (duzentos/duzentas, trezentos/trezentas, quatrocentos/quatrocentas, e assim por diante). Os numerais “milhão” e “bilhão” flexionam-se por número em “milhões” e “bilhões”, respectivamente.

Numeral ordinal

São todos os numerais que ordenam os seres, ou seja, os colocam em diferentes posições seguindo uma ordem. Eles também têm muitas representações, pois derivam de números. Temos como exemplos: primeiro, segundo, terceiro, décimo, centésimo. Os ordinais se flexionam conforme o gênero, normalmente com a substituição do “o” no final por “a”, formando assim o gênero feminino, como: primeira, terceira, décima, centésima.

Numeral multiplicativo

São numerais que indicam um aumento de quantidade proporcional, indicado por um número que multiplica. É o caso das seguintes palavras: dobro, triplo, quádruplo. Estes numerais também podem ser flexionados tanto em gênero quanto em número.

Numeral fracionário

São numerais opostos aos multiplicativos, indicam a diminuição de quantidade em proporção, indicado por um número que divide. São exemplos de numerais fracionários: terço, metade, quarto, onze avos, décimo, centésimo e milésimo. Esta classe de numeral pode se flexionar por gênero e número, assim como os multiplicativos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais