Buscar

Como se dá o mecanismo de ação e defesa dos vírus?

💡 2 Respostas

User badge image

Arilson Lima

Leia esse artigo: http://www.scielo.br/pdf/abd/v79n6/a02v79n6.pdf

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os vírus são seres que não possuem células, são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo. Possuem cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico.


As proteínas que formam as cápsulas dos vírus são diferentes das proteínas existentes no corpo humano. Quando sofremos algum tipo de invasão por vírus, as proteínas desses seres - "estranhas" ao nosso organismo - são "detectadas" por certas células do corpo. Essas células fazem parte do sistema imunitário, que é o sistema de defesa do corpo, e passam então a produzir substâncias que combatem o vírus invasor: os anticorpos.


Portanto, o mecanismo de defesa dos vírus se dá através de anticorpos que possuem ação específica. Isso significa que eles atuam apenas no combate do microorganismo para o qual foram produzidos.

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais