Buscar

o que é uma velocidade vetorial ?

💡 2 Respostas

User badge image

matheus

Velocidade vetorial média é definida pela razão entre o vetor deslocamento e o correspondente intervalo de tempo: (o vetor velocidade média tem a mesma direção e o mesmo sentido do vetor deslocamento).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Mecânica Geral, mais especificamente sobre Grandezas Vetoriais.

As grandezas físicas são classificadas como escalares e vetoriais.

Uma grandeza escalar é aquela que fica completamente determinado quando através de um significado físico e um número de medida. Por exemplo, ao afirmarmos que o tempo de percurso entre dois pontos é de \(2\) segundos, a unidade em questão é o segundo e o número que descreve o tempo é o \(2\). Com tais informações a grandeza está inteiramente determinada.

Por sua vez, para determinarmos uma grandeza vetorial, a mesma necessita, além de significado físico e valor númerico, de uma direção e de um sentido. Para exemplificar, podemos citar a velocidade, pois não basta dizer um móvel se desloca a \(10\text{ }\frac{\text m}{\text s}\), é preciso dizer em qual direção e sentido o móvel está se deslocando.

Por exemplo, em um movimento horizontal com velocidade de \(10\text{ }\frac{\text m}{\text s}\) para a direita,  o módulo do vetor velocidade é igual a \(10\), a unidade de medida é \(\text{ }\frac{\text m}{\text s}\), a direção é horizontal e o sentido é para direita.

Além disso, quando lida-se com movimento, pode-se estabelecer a seguinte relação:

\(\begin{align} \vec{v(t)}&=\dfrac{d\vec{r(t)}}{d(t)} \\ \vec{a(t)}&=\dfrac{d\vec{v(t)}}{dt}\Rightarrow\vec{a(t)}=\dfrac{d^2\vec{r(t)}}{dt^2} \end{align}\)

em que \(\vec{r(t)}\) é o vetor posição em função do tempo; \(\vec{v(t)}\) o vetor velocidade em função do tempo; e \(\vec{a(t)}\) a aceleração da velocidades.

Em outras palavras, pode-se dizer que a velocidade consiste na variação da posição e a aceleração consiste na variação da velocidade no tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais