Buscar

Na queda da glicemia, qual é o hormônio secretado pela adenohipófise?

💡 4 Respostas

User badge image

Gustavo Vinício

Na verdade, na queda da glicemia nós temos um Hormônio que é secretado pelo pâncreas, esse hormônio é chamado de Glucagon, esse hormônio irá agir no fígado fazendo com que o fígado produza o Glicogênio, esse Glicogênio será que quebrado num processo chamado de Glicogenolise onde o Glicogênio será transformado em Glicose. Essa glicose irá cair na rede sanguínea alimentando assim a taxa de açúcar no sangue.
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hipófise, também chamada de pituitária, é uma glândula pequena que se localiza na base do encéfalo. Os hormônios que ela produz regulam o funcionamento de outras glândulas. Por ser constituída de tipos diferentes de células endócrinas, a hipófise é dividida em duas partes: a adenoipófise (ou lobo anterior da hipófise) e neuroipófise (lobo posterior da hipófise). Neste caso precisamos entender quais hormônios são secretados pela adenoipófise e quais podem atuar sobre  hipoglicemia.


A adenohipófise secreta seis tipos de hormâonios, abaixo cada um deles é apresentado, junto de sua respectiva função:

  • Prolactina: Atua promovendo a produção de progesterona nos ovários femininos e também na produção de leite nas glândulas mamárias, durante a gravidez e a amamentação;
  • FSH: Hormônio que atua na produção dos folículos, nos ovários; e dos espermatozoides, nos testículos;
  • LH: Hormônio que regula as atividades das gônadas masculinas e femininas;
  • TSH: Estimula e regula  atividade da tireoide;
  • ACTH:Controla a atividade do córtex da glândula suprarrenal;
  • Somatotrofina: Hormônio do crescimento ou GH.

Destes o ACTH  e a Somatotrofina tem papel nos quadros de hipoglicemia, o ACTH pelo estímulo a liberaçõ de cortisol que e a Somatotrofina pelo estímulo ao hormônio do crescimento. Este hormônios tem papel contra regulatório, e são produzidos quando se esgota o estoque de gliocose no sangue, e ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado. 


 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais