Buscar

03) Qual a importância da formação dos corpos cetônicos. Explique seu mecanismo

💡 2 Respostas

User badge image

Nathy F

Servem como fonte de energia quando a pessoa se encontra em jejum, no caso, não há mais reserva de glicose. Quando há cetogênese, há também a lipólise (lipídeos são usados como fonte de energia juntamente com os corpos cetônicos). 

Corpos cetônicos são formados a partir de acetil-coa: 2 moléculas de Acetil-CoA se transformam em Acetoacetil-CoA por meio da tiolase, o Acetoacetil-CoA se transforma em ß-hidroxi-ß-metilglutaril-CoA por meio da enzima HMG-sintase, o ß-hidroxi-ß-metilglutaril-CoA é transformado em Acetona e ß-hidroxibutirato por meio da enzima HMG-liase. O ß-hidroxibutirato é levado até os tecidos, principalmente cérebro e músculos esqueléticos e a Acetona é liberado pelo corpo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA  principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos.

A acetona é formada a partir da descarboxilação espontânea do acetoacetato. De uma maneira correspondente, os níveis de acetona são muito menores do que ou níveis dos outros dois tipos de corpos cetônicos. E ao contrário dos outros dois, a acetona não pode ser convertida de volta a acetil-CoA, então ela é excretada na urina e exalada.

Sua importância vem do fato de que o cérebro recebe sua energia a partir de corpos cetônicos quando uma quantidade insuficiente de glicose está disponível, isso geralmente ocorre em jejum, após alguns dias sem se alimentar. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais