Buscar

O Estado Medieval pode ser considerado Estado?

💡 5 Respostas

User badge image

Igor Filgueira

Pode sim

 

0
Dislike0
User badge image

Igor Filgueira

A Idade Média é, no plano do Estado, um dos períodos mais instáveis e heterogêneos da História, de modo que a análise do Estado Medieval se torna mais complexa. Os principais elementos da sociedade política medieval foram: o cristianismo, as invasões bárbaras e o feudalismo. Mesmo nos locais e momentos de intenso fracionamento das relações políticas, a aspiração à unidade sempre se revelou constante. O cristianismo foi a base dessa aspiração à universalidade: a noção de que cada homem tinha seu valor embasado em sua origem foi superada, ocorrendo uma afirmação de igualdade, sendo os não-cristãos considerados como “temporariamente desgarrados” (o que revela a aspiração à universalização do cristianismo).

Em um momento em que a unidade política não se encontrava claramente delineada, afirmou-se a unidade da Igreja; motivos religiosos e pragmáticos fizeram com que se concluísse que todos os cristãos deveriam ser integrados em uma só sociedade política. Como existia a aspiração de que toda a humanidade se tornasse cristã, surgiu a ideia de um Estado Universal, que incluísse todos os homens, guiados pelos mesmos princípios. A própria Igreja estimulou a afirmação do “Império da Cristandade” como unidade política; entretanto, dois fatores perturbaram esses planos: a multiplicidade de centros de poder (reinos, comunas, senhorios, corporações de ofício, organizações religiosas), que, por valorizarem sua autoridade e sua independência, não se submeteram de fato à autoridade do Imperador, e o próprio Imperador, que recusou a submeter-se à autoridade da Igreja. Dessa forma, a autoridade política formalmente superior era o Império, sem que, entretanto, houvesse, na prática, uma ordem e uma autoridade correspondentes. A rivalidade entre o Imperador e o Papa, marca dos últimos séculos da Idade Média, só teve fim com o nascimento do Estado Moderno, afirmando-se a superioridade absoluta dos monarcas.

As invasões bárbaras (séculos III a VI) constituíram um fator de profundas transformações na ordem estabelecida: os povos denominados bárbaros introduziram novos costumes e estimularam as regiões invadidas a se afirmarem como unidades políticas independentes, o que resultou no surgimento de uma grande multiplicidade de Estados. Além disso, ocorreram outras invasões, provenientes do norte da África e do Oriente Médio. Não obstante, em certas regiões, onde os povos cristãos estavam divididos entre si, observava-se a ocorrência de uma união entre eles e os chefes bárbaros. É nesse quadro que se observam os fatores transformadores determinantes das características do Estado Moderno.

O feudalismo também teve grande influência na caracterização do Estado Medieval. As invasões e os conflitos internos eram barreiras para o desenvolvimento comercial, de modo que a posse de terras era muito valorizada; dela todos extraíam seus meios de subsistência. Assim, toda a vida social era dependente da propriedade da terra, desenvolvendo-se um sistema administrativo e uma organização militar ligados à situação patrimonial. O setor público e o setor privado confundiam-se. Pela chamada vassalagem, os proprietários com menos poder submetiam-se ao senhor feudal, obrigando-se a apoiá-lo em guerras e entregando a ele uma contribuição pecuniária, recebendo, em troca, sua proteção.

Além dessa, existia outra forma de servidão, o benefício, contratado entre o senhor feudal e o chefe de família que não possuísse nenhum patrimônio; o último recebia uma faixa de terra para cultivar, de onde extraía o que fosse necessário à subsistência de sua família, entregando parte da produção ao senhor feudal. A vassalagem pode ser considerada como uma relação jurídica de caráter pessoal, enquanto o benefício tinha sentido de estabelecimento de direito real, embora ambos implicassem o reconhecimento do poder político do senhor feudal, o que contribuía para que o feudo possuísse sua própria ordem jurídica, desvinculada do Estado.

Conjugados, cristianismo, invasões bárbaras e feudalismo caracterizam o Estado Medieval, embora essa caracterização revele-se mais como aspiração do que como realidade: havia um poder superior, exercido pelo Imperador, e uma vasta pluralidade de poderes menores, sem que houvesse hierarquia definida entre eles, além de uma grande multiplicidade de ordens jurídicas, que compreendiam a ordem imperial, a ordem eclesiástica, o direito das monarquias inferiores, o direito comunal, as ordenações feudais e as regras estabelecidas pelas Corporações de Ofício.

Tudo isso constituiu a causa da permanente instabilidade política, econômica e social da época, criando uma intensa necessidade do estabelecimento da ordem e da autoridade, germe da criação do Estado Moderno.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Estado pode ser definido com uma sociedade formada por um conjunto de pessoas organizados como por exemplo: os grupos familiares, educativos, profissionais, religiosos, etc. que compartilham a busca por objetivos em comum.


Com o fim das invasões bárbaras, surgiu uma nova ordem estatal na Europa com predomínio da cultura germânica. O Estado medieval tinha um governo monárquico, com descentralização em feudos. Além disso, o Estado estava submetido à Igreja.


Assim, analisando a definição de Estado e a caracterização do Estado Medieval, pode-se concluir que o Estado Medieval pode ser considerado um estado, uma vez que a sua sociedade era formada por vários grupos com objetivos em comum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais