Buscar

duvida

Em programação, como se chama o processo de converter um arquivo de texto, escrito em uma linguagem de programação, em códigos binários pertencentes a uma plataforma de execução?

💡 3 Respostas

User badge image

Patricia Santos

Compilação

1
Dislike0
User badge image

Ramony Lima

Exatamente. Compilação. Compilação é o processo de "tradução" do programa escrito em uma linguagem de programação para um formato no qual o computador entenda. A compilação gera um ficheiro que chamamos de "microinstruções" ou popularmente "código executável". Tudo isso a partir da compilação de um código fonte.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Ligação ou linkedição


Um código objeto gerado por um compilador não é imediatamente executável, visto que ainda há código binário a ser incluído no programa, como uma chamada às bibliotecas.

Este processo de interpretação da chamada de uma rotina e a respectiva conexão do código-objeto do programa com o código-objeto da rotina chamada denomina-se ligação.


Um linkeditor/ligador é um programa que reúne módulos compilados e arquivos (de dados ou de bibliotecas) para criar um programa executável.

O funcionamento do programa ligador consiste em examinar todo o código objeto, gerado após a compilação, e procurar as referências externas não resolvidas. Procurando suas respectivas localizações nas bibliotecas indicadas nos comandos de execução do programa.


Ao encontrar a rotina chamada em uma das bibliotecas, o ligador substitui a linha de chamada pelo código objeto da rotina.

O processo de compilação e de ligação são fases distintas e independentes do procedimento global de execução de um programa e também geram produtos distintos:

O código objeto ao final da compilação

O código executável após a ligação


Há outro tipo de ligador chamado carregador ou loader que realiza a ligação e em seqüência imediata a execução do código de máquina, sem gerar o código executável permanente.


Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/62325-compila%C3%A7%C3%A3o-linkedi%C3%A7ao-assembler-etc/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais