Buscar

O que é o potencial de membrana,qual a sua função e como está caracterizada?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Boese

Potencial de membrada diz respeito as diferenças de carga elétrica e sua constante alternancia nos dois lados da membrana celular. Sua função é de conduzir impulsos elétricos: a exemplo os neuronios.
Caracteriza-se pela despolarização e repolarização ou seja trocas ionicas.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em células de todos os tipos, existe uma diferença de potencial elétrico entre o interior da célula e o fluido extracelular circundante. Isso é chamado de potencial de membrana da célula. Embora esse fenômeno esteja presente em todas as células, é especialmente importante nas células nervosas e musculares, porque as alterações em seus potenciais de membrana são usadas para codificar e transmitir informações.


O gradiente de concentração, claro, também se aplica a moléculas não carregadas. Mas com íons, devemos sempre considerar também a diferença de potencial elétrico. Assim, a mudança total de energia para o movimento de um íon através da membrana é a soma da mudança de energia devido ao gradiente de concentração e a mudança de energia devido à diferença de potencial elétrico. Esses dois fatores podem agir na mesma direção ou em direções opostas.


Se algum evento, como a abertura de um canal iônico fechado, fizer com que o potencial de membrana se torne menos negativo, isso é denominado despolarização . Por outro lado, se algum fator fizer com que o potencial de membrana se torne mais negativo, isso é denominado hiperpolarização .

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais