Buscar

ph

Qual a influência da temperatura sobre a estrutura protéica?

💡 1 Resposta

User badge image

AntonioOmi

"A maioria das proteínas pode ser desnaturada pelo calor, que afeta as interações fracas em uma proteína (especialmente entre as ligações de hidrogênio) de forma complexa. Quando a temperatura se eleva lentamente, uma conformação protéica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estrita de temperaturas. Essa alteração repentina indica que o desenovelamento é um processo cooperativo: a perda da estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes."

http://www.infoescola.com/bioquimica/desnaturacao/

Simplificando, o aumento de temperatura pode alterar a formação da estrutura das proteinas, geralmente fazendo com que a "função" desta seja perdida ou alterada. Por exemplo, se for uma enzima, essa alteração pode impedir seu funcionamento, provavelmente alterando o sítio de ligação de substratos, sendo que na área de bioquímica isso é bem "crítico", já que a grosso modo estuda-se a função de enzimas no organismo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais