Buscar

Pode-se afirmar que a diferença entre associação e fundação reside no fato de que:

💡 1 Resposta

User badge image

Francesca B

Associações (art. 53 a 61, CC): se formam pelo conjunto de pessoas que se unem para atingir finalidade não lucrativa. São uma universalidade de pessoas (universitas personarum). Se mantém com a contribuição dos seus associados. Pode ter lucro, mas deverá ser revertido em benefício dos associados. A divisão de lucros é proibida. Exs.: APAE, APM.

Fundações (art. 62 a 69, CC): formadas pelo conjunto de bens do fundador, destacado do seu patrimônio para a fundação atingir finalidade não lucrativa. É uma universalidade de bens (universitas bonorum). Pelo princípio da legalidade das finalidades da fundação, a fundação deve ter uma finalidade prevista em lei; a taxatividade não está no art. 62, CC, mas sim no ordenamento jurídico como um todo. As fundações serão fiscalizadas pelo MP do estado em que se localizarem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais