Buscar

Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macro e da Microeconomia?

💡 2 Respostas

User badge image

Sheila Lorrany

Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, pro duto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia a d hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mud an ça de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A principal diferença é que micro olha para pequenos segmentos e macro olha para toda a economia. Mas existem outras diferenças.

Equilíbrio - desequilíbrio A análise econômica clássica pressupõe que os mercados retornam ao equilíbrio (S = D). Se a demanda aumenta mais rápido que a oferta, isso faz com que os preços subam, e as empresas respondem aumentando a oferta. Durante muito tempo, assumiu-se que a macroeconomia se comportava da mesma forma que a análise microeconômica. Antes, na década de 1930, não havia realmente um ramo separado da economia chamado macroeconomia.

Grande Depressão e nascimento da Macroeconomia Nos anos 1930, as economias claramente não estavam em equilíbrio. Houve alta taxa de desemprego, a produção ficou abaixo da capacidade e houve um estado de desequilíbrio. A economia clássica não tinha realmente uma explicação para esse desequilíbrio, que, de uma perspectiva micro, não deveria ocorrer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais