Buscar

como calcular fator qualidade de oscilador?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O fator de qualidade ou 'Q' de um indutor ou circuito sintonizado é freqüentemente usado para dar uma indicação de seu desempenho em um circuito ressonador. O Q ou fator de qualidade é um número adimensional e descreve o amortecimento no circuito. Ele também fornece uma indicação da largura de banda do ressonador em relação à sua freqüência central. Valores para fator de qualidade são freqüentemente vistos citados e podem ser usados ​​na definição do desempenho de um indutor, um capacitor ou circuito sintonizado. O Q ou fator de qualidade é usado com muitos circuitos sintonizados RF ou elementos para indicar seu desempenho em um oscilador ou outra forma de circuito ressonante. Fórmulas simples relacionam as perdas e a largura de banda ao Q.

Ao lidar com circuitos sintonizados por RF, existem muitas razões pelas quais o fator Q é importante. Geralmente um nível alto de Q é benéfico, mas em algumas aplicações um nível definido de Q pode ser o que é requerido. Algumas das considerações associadas a Q em circuitos sintonizados por RF estão resumidas abaixo:

Largura de banda: Com o aumento do fator Q ou fator de qualidade, a largura de banda do filtro do circuito sintonizado é reduzida. 

Largura de banda larga: em muitas aplicações de RF, há uma necessidade de operação de largura de banda ampla. Algumas formas de modulação exigem uma ampla largura de banda e outras aplicações exigem filtros fixos para fornecer cobertura de banda larga. 

Para calcular o Fator qualidade, usamos a fórmula abaixo:

\(% MathType!MTEF!2!1!+- % feaagKart1ev2aaatCvAUfeBSjuyZL2yd9gzLbvyNv2Caerbt9wDYn % wzGmvyUnhiqj3BaeXatLxBI9gBaerbd9wDYLwzYbItLDharuavP1wz % ZbItLDhis9wBH5garqqtubsr4rNCHbGeaGqiVu0Je9sqqrpepC0xbb % L8F4rqqrFfpeea0xe9Lq-Jc9vqaqpepm0xbba9pwe9Q8fs0-yqaqpe % pae9pg0FirpepeKkFr0xfr-xfr-xb9adbaqaaeGaciGaaiaabeqaam % aaeaqbaaGcbaaeaaaaaaaaa8qacaWGrbGaaiiOaiabg2da9maalaaa % baGaamOramaaBaaaleaacaaIWaaabeaaaOqaaiaadAeadaWgaaWcba % GaaG4maiaadsgacaWGcbaabeaaaaaaaa!43D6! Q\; = \frac{{{F_0}}}{{{F_{3dB}}}}\)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais