Buscar

Há possibilidade de homologação de cálculos pelo Juiz na liquidação de sentença por arbitramento, sem que o executado tenha se manifestado?

Há possibilidade de homologação de cálculos pelo Juiz na liquidação de sentença por arbitramento, sem que o executado tenha se manifestado, apesar de devidadamente citado e sem laudo pericial? 

💡 2 Respostas

User badge image

Francesca B

O art. 879, §2º, da CLT, dispõe que "elaborada a conta e tornada líquida, o juízo deverá abrir às partes prazo comum de oito dias para impugnação fundamentada com a indicação dos itens e valores objeto da discordância, sob pena de preclusão". Dessa forma, pode-se concluir que há sim tal possibilidade, tendo em vista que é dada a oportunidade à parte para se manifestar quanto aos cálculos (não é obrigada) e uma vez esgotado o prazo, está sujeita à preclusão.

No que se refere ao laudo pericial, o art. 510, do CPC (aplicável ao processo do trabalho), determina:  Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo que fixar, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial.

Isto é, apesar de liquidação por arbitramento, não necessariamente o magistrado fará uso do laudo pericial.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Sim, pois não se manifestar é sempre uma possibilidade para a parte, precluindo se não o fizer em prazo judicial fixado pelo juiz ou, na ausência de prazo expresso, em  dias úteis.

Quanto à ausência de laudo pericial, pode ficar dispensado quando o juiz puder decidir de plano, normalmente quando uma das partes apresenta cálculo não impugnado ou quando se trata de mero ajuste aritimético.

"Art. 510, do CPC. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos, no prazo que fixar, e, caso não possa decidir de plano, nomeará perito, observando-se, no que couber, o procedimento da prova pericial."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais