Buscar

Alguém sabe qual adiferença de glândulas endócrinas autônomas e glândulas endócrinas com outras funções?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As glândulas estão diretamente ligadas ao sistema nervos. O sistema nervoso periférico é composto de grossos feixes de axônios, chamados nervos, levando mensagens de um lado para outro entre o SNC e os músculos, órgãos e sentidos na periferia do corpo. A PNS tem duas subdivisões principais: o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático está associado a atividades tradicionalmente consideradas conscientes ou voluntárias.


Está envolvida no relé de informações sensoriais e motoras para e do SNC; Portanto, consiste em neurônios motores e neurônios sensoriais. Os neurônios motores, transportando instruções do SNC para os músculos, são fibras eferentes. Os neurônios sensoriais, que transportam informações sensoriais para o SNC, são fibras aferentes. Cada nervo é basicamente uma via de mão dupla, contendo milhares de axônios, ambos eferentes e aferentes. O sistema nervoso autônomo controla nossos órgãos internos e glândulas e é geralmente considerado fora do domínio do controle voluntário.


Pode ainda ser subdividido nas divisões simpática e parassimpática. O sistema nervoso simpático está envolvido na preparação do corpo para atividades relacionadas ao estresse; o sistema nervoso parassimpático está associado a devolver o corpo às operações rotineiras do dia-a-dia.


Os dois sistemas têm funções complementares, operando em conjunto para manter a homeostase do corpo. A homeostase é um estado de equilíbrio no qual as condições biológicas são mantidas em níveis ótimos.

1
Dislike0
User badge image

Amanda Átyla

As glândulas se subdividem em endócrinas e exócrinas. Elas são diferenciadas pelos canais que ligam a glândula ao local onde a substância será secretada. 
Há no organismo algumas glândulas das qual a função é essencial para a vida. São conhecidas pelo nome de "glândulas endócrinas" ou de secreção interna, porque as substâncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue. . Ex: Supra-renais, hipófise, ovário, testículo. Uma Glândula endócrina se origina do epitélio de revestimento, mas nesse caso não está ligado ao epitélio de origem. O produto da secreção (hormônio), é lançado diretamente na corrente sangüínea. Todas as glândulas endócrinas são capsuladas, são revestidas por um tecido conjuntivo denso. 

Glândulas exócrinas: secretam substâncias para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade corporal. Ex: glândula mamária, glândulas salivares, sudoríparas. Mistas: secretam tanto para dentro quanto para fora do corpo. Ex: pâncreas, testículos e ovários. A Glândula exócrina se origina do epitélio de revestimento, e mantém comunicação com o seu epitélio de origem, através de um ducto de comunicação. O produto da secreção desemboca em superfícies através de ductos. 

Mistas: secretam tanto para dentro quanto para fora do corpo. Ex: pâncreas, testículos e ovários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais