Buscar

o que são isotopos?

quais as suas classificações

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

São átomos que possuem o mesmo número de prótons, ou seja, o mesmo número atômico
0
Dislike0
User badge image

Jéssica Bernardes

isótopos são átomos que possuem o mesmo número de prótons sendo assim espécies distintas do mesmo elemento, apenas diferencia o número de massa e de nêutrons.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Isótopo são uma das duas ou mais espécies de átomos de um elemento químico com o mesmo número atômico e posição na tabela periódica e comportamento químico quase idêntico, mas com diferentes massas atômicas e propriedades físicas. Todo elemento químico possui um ou mais isótopos. Um átomo é primeiro identificado e rotulado de acordo com o número de prótons em seu núcleo. estenúmero atômico é normalmente dado o símbolo Z .


A grande importância do número atômico deriva da observação de que todos os átomos com o mesmo número atômico têm quase, se não precisamente, propriedades químicas idênticas. Uma grande coleção de átomos com o mesmo número atômico constitui uma amostra de um elemento. Uma barra de urânio puro , por exemplo, consistiria inteiramente de átomos com número atômico 92. A tabela periódica dos elementos atribui um lugar a cada número atômico, e cada um desses lugares é rotulado com o nome comum do elemento, como, por exemplo, cálcio , radônio ou urânio.


Nem todos os átomos de um elemento precisam ter o mesmo número de nêutrons em seus núcleos. De fato, é precisamente a variação no número de nêutrons nos núcleos de átomos que dá origem a isótopos. Hidrogênio é um caso em questão. Tem o número atômico 1. São conhecidos três núcleos com um próton que contêm 0, 1 e 2 nêutrons, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais