Buscar

Afinal, o que é Pragmática e/ou Pragmatismo?

Tenho pesquisado bastante na internet e não acho uma resposta genérica. Apenas como ramos da filosofia ou linguística. Mas em termos gerais (senão, históricos) o que faz algo ser pragmático?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Victor

O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências -utilidade e sentido prático – como componentes vitais da verdade.

Trocado em miúdos, defende a adoção de medidas práticas e efetivas na solução dos problemas. Busca a praticidade. Ressalte-se, porém, que essa é uma visão muito restrita, num assunto que deve ser abordado num contexto bem mais amplo.

2
Dislike0
User badge image

Matheus da Silva Nascimento

Pragmatismo é pensar a utilidade de algo, mover a ideia para o campo tambem da prática. O marxismo, por exemplo, tem suas ideias voltadas tambem paa ações sociais. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais