Buscar

Qual a diferença entre culpa e culpabilidade?

Qual a ≠ entre culpa e culpabilidade?

💡 6 Respostas

User badge image

Diego

Boa noite Emerson,

 

A culpa é a modalidade do crime, ou seja, a ação do agente gerada por imprudência, impericia ou neglicencia, enquanto isso a culpabilidade são as possiblidade de considerar alguém culpado por determinada infração penal, um exemplo deste último caso, é a verificação de sanidade ou maioridade do autor do crime.

Espero ter ajudado ^^

 

19
Dislike0
User badge image

Luna Alcântara

Boa noite gente! 

A culpa está ligada a conduta do agente que age com imprudência, negligência ou imperícia. A culpabilidade é pressuposto de aplicação da penade acordo com o conceito tripartida de crime. 

 

:)

9
Dislike0
User badge image

Joyce Leonardo

Boa tarde Emerson. Bom, a culpa é um tipo de conduta estudada no Fato Típico (tripartição do crime) onde o agente atua com descuido, não querendo praticar um ato ilícito previsto em lei como crime, mas ao agir com negligência, imprudência ou imperícia, acaba por praticar um crime culposo (existem algumas modalidades de crime culposo, porém o agente somente será responsabilizado se no ordenamento penal a referida norma prever um tipo culposo para este crime), como por exemplo o Homicídio culposo. Já a culpabilidade é, assim como o Fato Típico, um dos requisitos para a configuração do crime e também coopera no momento de cominar as penas. A culpabilidade nada mais é que o grau de censurabilidade, de reprovabilidade daquela conduta, podendo agravar ou atenuar a pena do acusado, dependendo sempre do caso concreto. Portanto, podemos concluir que a culpa é um dos requisitos do FATO TÍPICO, e a CULPABILIDADE é um requisito para a configuração do crime, tal como o FATO TÍPICO e ANTIJURIDICIDADE. Bom estudo!!

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais