Buscar

psicologia social (unip)

(NORTE 2010) O levantamento bibliográfico é uma etapa de suma importância no desenvolvimento de uma pesquisa social. Acerca deste ponto, é INCORRETO afirmar que:

 

A

O levantamento bibliográfico dificulta a interpretação de dados, na medida em que contamina a leitura do pesquisador com informações derivadas de outros experimentos, processo denominado “embaralhamento de material”

B

A partir do levantamento bibliográfico delimita-se um campo teórico-conceitual em que a pesquisa poderá se desenvolver;

C

Os artigos e autores levantados previamente à pesquisa possibilitam o estabelecimento de discussões  entre a pesquisa a ser elaborada e a produção científica até então produzida acerca do tema em questão;

D

no levantamento bibliográfico surgirão conceitos e pressupostos que poderão fornecer sustentação teórica à pesquisa;

E

Através do levantamento bibliográfico, o pesquisador pode perceber a originalidade e pertinência da questão a ser desenvolvida.

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

No contexto da pesquisa, o levantamento bibliográfico é uma das primeiras etapas a serem realizadas para que haja maior compreensão do estado da arte de determinado assunto, bem como seus predecessores e teorias adjacentes. Tal pesquisa, além de tornar mais sólido o conhecimento acerca do assunto pesquisado, também favorece ao próprio pesquisador a tomar consciência das tentativas, acertos e erros já cometidos sobre o tema.

Assim, o levantamento bibliográfico é uma ferramenta para maior familiarização com o ambiente científico, distinguindo do senso comum. É uma oportunidade de se aproximar de uma tarefa que é ou será também desempenhado pelo próprio estudante e por isso exerce papel no planejamento dos procedimentos que serão adotados na pesquisa do aluno. Por isso, o item INCORRETO é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais