Buscar

Administração Pública

Administração Pública - Teoria da Imputação.  Atualmente adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, diz que a manifestação da vontade de pessoa jurídica dá-se por meio dos órgãos públicos, ou seja, conforme essa teoria, quando o agente do órgão manifesta sua vontade, a atuação é atribida ao Estado. Diante disso, tendo o agente do órgão manifestado sua vontade em nome deste, imputa-se o ato praticado ao Estado como se ele o tivesse praticado, mesmo que este ato seja considerado um ilicito. Certo ou Errado?   

💡 3 Respostas

User badge image

Marisa Cruz

certo
1
Dislike0
User badge image

Giovanni duarte

Não sei

0
Dislike1
User badge image

Especialistas PD

Certo. Inclusive a responsabilidade do Estado pelos atos praticados por seus agentes que causem danos terceiros é objetiva, conforme determina o art. 37, §6º, da Constituição Federal.

§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais