Buscar

O que são fatos e atos jurídicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Tállyta Maione

Fato jurídio: ocorre independentemente da ação ou da vontade das pessoas. Como exemplo, o próprio decurso de tempo, causando consequências jurídicas, como a prescrição, a decadência, caducidade, etc.

Já o ato jurídico é a atuação humana, dependente da vontade, para que se realizem atos com consequências jurídicas. É toda ação humana capas de criar, extinguir, manter, alterar ou transferir direitos. São os atos humanos que causam consequências jurídicas.

O negócio jurídico é a relãção entre duas ou mais pessoas determinadas, causando os efeitos do ato jurídico. Pode ser um contrato de compra e venda, de aluguel, de empréstimo, de doação, etc.

Todos os negócios jurídicos e todos os atos jurídicos são também fatos jurídicos. Porém, nem todos os fatos jurídicos tratam-se de fatos ou negócios jurídicos.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Sonagli, Tartuce, e Gonçalves, fatos jurídicos são quaisquer acontecimentos ou eventualidades que ocorrem e acarretam a criação, modificação ou extinção de direitos. O fato jurídico se subdivide em:

  • Fato jurídico natural (ou fato jurídico em sentido estrito);
  • Ato Jurídico em sentido amplo/Ato lícito;
  • Ato ilícito.

O Ato jurídico em sentido amplo é aquele que decorre da manifestação da vontade humana, que realiza um fato por mero desejo em sua realização, com a intenção de produzir algum efeito jurídico. Este se subdivide em:

  • Ato juridico em sentido estrito: quando há uma manifestação de vontade na realização do fato em si, na promoção do acontecimento, sem intenção de acarretar efeitos jurídicos voluntários. Tem efeitos definidos em lei.
  • Negócio Jurídico: decorre da manifestação da vontade humana em realizar um determinado efeito jurídico, com a prática do ato. Há a possibilidade de determinar voluntariamente os efeitos.
  • Ato-fato jurídico: decorre da manifestação de uma vontade humana, que é desconsiderada, uma vez que o fato realizou-se sem a relevância desta vontade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais