Buscar

É possível a supressão dos direitos sociais por emendas constitucionais ?

É possível a supressão dos direitos sociais por emendas constitucionais ?

Entende-se direitos sociais como cláusulas pétreas, porém é possível que haja alguma emenda constitucional confrontando tais cláusulas?

 

💡 8 Respostas

User badge image

Luzyana Souza

Não, justamente por se encaixarem no rol das cláusulas pétreas (dispositivos consitucionais que não podem ser abolidos), os direitos e garantias individuais não podem ser objeto de PEC - Proposta de Emenda Constitucional. Espero ter ajudado :*

2
Dislike0
User badge image

Lucas Fonteles

Não podem ser suprimidos, porque, como você mesmo já adiantou, clásulas pétreas não podem ser discutidas em sede legislativa. No entanto, conquanto impossível a supressão de direitos sociais por emendas constitucionais, é plenamente possível o ingresso, em nossa Constituição, de novos direitos sociais, até mesmo por emenda constitucional, mas também, por tratados internacionais que versem sobre direitos humanos.

2
Dislike0
User badge image

Felipe Reginato

De acordo com a doutrina e jurisprudência dominantes não, conforme os colegas explicam em cima. Entretanto, existe a hipótese da dupla revisão constitucional, a qual se construiria uma emenda para banir o parágrafo 4 do artigo 60 da constituição federal e após uma emenda para extirpar qualquer limite imposto pelas clausulas pétreas já que elas não mais existiriam. Em Portugal o debate foi muito forte nesse tema, já no Brasil há poucos adeptos dessa teoria, sendo um deles Manoel Gonçalves Ferreira Filho. Sobre o ponto de vista da impossibilidade da supressão do parágrafo 4 do artigo 60 da cf temos dois grandes doutrinadores que se dedicaram ao tema, Virgílio Afonso da Silva e o Ministro Barroso, ambos sustentam que se tratam de limites implícitos do Poder Reformador.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais