Buscar

Direito Constitucional

Explique a diferença entre o Federalismo centrípico e centrífugo?

💡 2 Respostas

User badge image

Emanuel Sagrilo

a) Se a Federação teve origem com a união de vários Estados Soberanos que se agregaram num movimento de fora para dentro, será centrípeta, como a Federação norte-americana.

b) Se a Federação teve origem em um Estado Unitário que se fragmentou num movimento de dentro para fora, será centrífuga, como a Federação brasileira.

2. Como a Federação distribui as competências e poderes entre a União e os Estados-membros?

a) Se a Federação concentra poderes e competências na União, ou seja, tem maior grau de centralização, será uma Federação Centrípeta. Exemplo: Federação brasileira.

b) Se a Federação distribui as competências e poderes de forma a dar mais autonomia aos Estados-membros, portanto com menor grau de centralização, será uma Federação Centrífuga. Exemplo: Federação norte-americana.a

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

 

A classificação decorrente da origem histórica do Federalismo se estabelece da seguinte forma:

a) Se a Federação se formou através da união de Estados Soberanos que se aglutinaram em um movimento de fora para dentro, considerar-se-á centrípeta. Ex.: Federação norte-americana.

b) Se a Federação se formou através de um Estado Unitário que se dividiu em um movimento de dentro para fora, considerar-se-á centrífuga. Ex.: Federação brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais