Buscar

Quais números quânticos são necessários para descrever um elétron em um átomo (nome e símbolo)?

Números Quânticos e Distribuição Eletrônica 

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriel Terra

os números quânticos necessários para descrever a posição do elétron são:

n (primário) = nível de energia em que se encontra o elétron, depende da camada que o e- se encontra. Se estiver na camada de valência, n será igual ao periodo no qual está inserido o elemento químico.

l (secundário) = subnível em que se encontra o e-. (s, p, d, f, ... que são representados como 1, 2, 3, 4... respectivamente). Adotam o valor de n-1.

m (magnético) =mostra como os orbitais se orientam no espaço tridimensional. (Varia de l a -l).

Ms (spin) = Representa o sentido do qual os elétrons estão girando dentro do orbital. Caso os elétrons não girassem, seriam repelidos pela força entre suas cargas negativas de mesmo módulo, logo, os elétrons que se encontram no mesmo orbital giram para criar um campo magnético que resultará numa força de atração e anulará a força de repulção entre eles. O spin aceita os valores +1/2 e -1/2.

0
Dislike0
User badge image

Kelly Sousa

Bom voce tem;

Número quântico principal (n): se refere ao nível de energia em que os elétrons estão localizados, sendo que pode variar de 1 a 7, depende da camada em que se encontra. 

Número quântico secundário (ℓ): É referente aos subníveis (presentes nas camadas K, L, M...)

Número Quântico Spin (s ou ms):indica o sentido da rotação do elétron. Cada elétron comporta-se como um pequeno ímã, pois eles podem girar num mesmo sentido ou em sentidos opostos e, desse modo, criar campos magnéticos que podem se repelir ou se atrair.

Número Quântico Magnético (m ou m):Indica a orientação dos orbitais no espaço.geralmente representamos um orbital por um quadrado (□).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para descrever um elétron em um átomo completamente são necessários quatro números quânticos, são eles: número quântico principal(n), número quântico secundário(l), número quântico magnético(m) e o número quântico spin(s).

O número quântico principal define a camada em que o elétron se encontra, mas sempre referente ao nível de energia. O número quântico secundário define o subnível de energia dos elétrons. O número quântico magnético indica a orbita em que o elétron se encontra relacionado com cada subnível específico. E, por fim, o número quântico spin indica a direção de rotação do elétron.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais