Buscar

Relacione a quantidade de CO2 produzido no Ciclo do Ácido Cítrico com a completa oxidação da glicose via glicose-Ciclo do Ácido Cítrico.

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O piruvato, derivado da glicose e outros açúcares através da via glicolítica, é oxidado à acetil−CoA e CO2 para entrar no ciclo do ácido cítrico. O ciclo do ácido cítrico completa a quebra do  piruvato a CO2

Esse ciclo remove os átomos de hidrogênio ricos em energia do acetil CoA. Com a retirada dos átomos de hidrogênio, há liberação dos átomos de carbono na forma de CO2. Cada volta do ciclo de Krebs é movimentada por uma molécula de acetil CoA.

Inicialmente, a molécula do acetil CoA se funde a uma molécula de ácido oxalacético. A molécula resultante da fusão, o ácido cítrico, tem seis átomos de carbono. Em algumas etapas dessa sequência cíclica são perdidos átomos de carbono e átomos de hidrogênio. Os átomos de carbono entram na formação de moléculas de CO2, liberadas pela célula. Os átomos de hidrogênio, ricos em energia, são recolhidos por aceptores. Um deles é o NAD, o outro é o FAD. Em uma das etapas da sequência, a energia liberada é suficiente para que uma molécula de ADP se converta em ATP.

Portanto, em cada volta do ciclo de Krebs, são geradas duas moléculas de CO2, uma molécula de ATP, três moléculas de NADH e uma de FADH. Como cada molécula de glicose origina duas moléculas de acetil CoA, permite que o ciclo de Krebs seja adicionado duas vezes. No total, o ciclo de Krebs produz, por molécula de glicose: 4 moléculas de CO2, 2 moléculas de ATP, 6 moléculas de NADH e 2 moléculas de FADH. As moléculas de CO2 são liberadas pela célula, juntamente com as outras geradas na glicólise, totalizando seis moléculas.

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Rodrigues

Muito OBRIGADA!

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais