Buscar

3) DIFERENCIE CONTRATOS ALEATÓRIOS EMPTIO SPEI E EMPTIO SPERATE.

💡 2 Respostas

User badge image

Luiza Haupt

Contrato emptio spei éuma espéie de contrato em que se vende a esperança do proveito e não o resultado em si. A incerteza do contrato se da em relação à existência. O evento pode ocorrer ou não. A venda é da esperança que ocorra. 

Assim, embora o proveito não venha, o contratante continua obrigado a pagar pelo contrato, pois o risco está na própria atividade, não havendo segurança da realização do negócio. Como exemplo, cita-se a contratação de um passeio de barco para ver golfinhos. Mesmo que estes não apareçam, devem os contratantes pagar o valor acordado.

Contatro emptio rei speratae, ao contrrário, é uma espécie de contrato em que se vende determinada coisa, porém com a incerteza quanto à quantidade, dependendo, portanto, da futura produção. A incerteza do contrato se da em relação à quantidade. Assim, produzindo-se mais ou menos do que o esperado, o contratante já tem um preço fixo a pagar, não havendo o direito de renegociação do valor em razão da quantidade. O evento deverá acontecer, sob pena de que se a quantidade for zero, o contratado deverá devolver o valor pago, pois a incerteza é apenas quanto à quantidade e não quanto à existência.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Emptio spei é um tipo de contrato em que vende-se a esperança do proveito e não o resultado em si. O evento pode ou não ocorrer mas o contratante continuará obrigado a pagar pelo contrato, pois o risco está na própria atividade.

Emptio rei speratae é uma espécie de contrato em que vende-se determinada coisa de quantidade incerta. Depende, portanto, da futura produção. Produzindo-se mais ou menos do que o esperado, o preço será o mesmo, não havendo direito de renegociação. No entanto, se nada for produzido o contratado deverá devolver o valor pago, uma vez que a incerteza é quanto à quantidade e não quanto à existência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais