Buscar

metabolismo:

o metabolismo e firmimente regulado no organismo humano. Para isso, uma série de sinalizadores químicos são liberdados por glândulas endócrinas (hormônios) com a finalidade de gerar uma resposta em relção à disponibilidade de glicose no sangue. Sobre o controle hormonal do metabolismo de carboidratos e conhecimentos em bioquímica julgue os itens e assinale a alternativa correta.

a) Em um estado de hiperglicêmico o pâncreas é estimulado a libeerar o hormônio insulina que irá estimular a via glicolítica e a glicogênese. 

b) A glicogênese é inibida pelo hormônio glucagon, pois o metabolismo de carboidratos está direcionado para reestabelecer o estado hipoglicêmico do organismo.

c)O hormônio insulina e glucagon funcionam antagonicamente, onde o primeiro estimula as vias de oxidação e armazenamento de glicose e o segundo de liberação de glicose a partir da glicogenólise hepática.

d) Na neoglicogênes novas moléculas de glicose podem ser sintetizadas a partir dp acetil-CoA produzindo a partir de beta oxidadção de lípideos, O hormônio sinalizador que estimula essa via metabólica é o glucagon. 

💡 2 Respostas

User badge image

gabi moura

letra cletra c

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em um estado hiperglicêmico o pâncreas é estimulado a liberar o hormônio insulina que irá estimular a via glicolítica e a glicogênese.

Correto! A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas, seu aumento no sangue instala o quadro de hipoglicemia e obviamente estima a via glicolitica.


A glicogênese é inibida pelo hormônio glucagon, pois o metabolismo de carboidratos está direcionado para reestabelecer o estado hipoglicêmico do organismo.

Correto! O glucagon é o hormônio responsável pela alteração do metabolismo originário da glicose.


O hormônio insulina e glucagon funcionam antagonicamente, onde o primeiro estimula as vias de oxidação e armazenamento de glicose e o segundo de liberação de glicose a partir da glicogenólise hepática.

Correto! A insulina armazena glicose e o Glucagon libera.


Na neoglicogênese novas moléculas de glicose podem ser sintetizadas a partir de acetil-CoA produzido a partir da beta oxidação de lipídeos. O hormônio sinalizador que estimula essa via metabólica é o glucagon.

Correto! Neoglicogenese é a síntese de novas moléculas de glicose por meio de piruvato. E sim, é estimulado pelo glucagon.


A insulina e glucagon são hormônios peptídicos.

Errado! Glucagon é polipeptídico.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais