Buscar

Como ocorre a concorrência perfeita?

💡 3 Respostas

User badge image

Mari Suelem

Em economia, competição, concorrência perfeita ou concorrência pura descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim.

2
Dislike0
User badge image

Walter Rios

Concorrência perfeita ou Concorrência pura, descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim. A competição perfeita pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Economia.

Para existir um mercado de concorrência perfeita é necessário que um grande número de empresas produza o mesmo produto, com todas elas sendo empresas pequenas e do mesmo tamanho, com  entrada livre de novas empresas, com troca de informações e de forma que os consumidores não saibam da procedência do produto e nem se importem com isso. 

Na teoria neoclássica o valor do produto é baseado na sua utilidade marginal, ou seja, o valor, para o consumidor, é representado por uma unidade adicional de alguma mercadoria. Assim, para se definir o preço por utilidade marginal é necessário que todos os produtos sejam idênticos e que o consumidor não se importe com a procedência, que o mercado seja de concorrência perfeita. Se atribuíssemos variações ao produto, como marca e qualidade, a sua utilidade marginal também variaria, sendo impossível definir o preço e contestando a teoria da utilidade marginal na concorrência perfeita.

Portanto, resume-se que no mercado de concorrência perfeita, as empresas são todas pequenas e do mesmo tamanho, produzem o mesmo produto, e o mercado possui entrada livre para novas empresas, com troca de informações, numa situação em que os consumidores não saibam da procedência do produto e nem se importem com isso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais