Buscar

calculo nume´rico

Um experimento tem como resultado a seguinte tabela:

Fazendo-se uma aproximação pelo método dos mínimos quadrados para os dados da tabela acima, obtemos a seguinte curva:

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

paulo

curva parabola

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Consideremos uma coleção de pares ordenados obtidos em função de algum tipo de experimento, como:

x x1 x2 x3 x4 x5 ... xn-1 xn
y y1 y2 y3 y4 y5 ... yn-1 yn

A colocação destes pares ordenados num plano cartesiano, depende dos valores de xi e yi, (i=1..n) e pode fornecer um gráfico como:

img

Um fato que atrai pesquisadores aplicados das mais diversas áreas é a possibilidade de obter uma função real que passe nos pontos ou pelo menos passe próximo dos pontos (xi,yi) dados.

Estudando uma Matemática mais aprofundada existe a Teoria de Interpolação que é a área que estuda tais processos para obter funções que passam exatamente pelos pontos dados, enquanto que a Teoria de Aproximação estuda processos para obter funções que passem o mais próximo possível dos pontos dados.

É óbvio que se pudermos obter funções que passem próximas dos pontos dados e que tenham uma expressão fácil de ser manipulada, teremos obtido algo positivo e de valor científico.

Dentre os processos matemáticos que resolvem tal problema, com certeza, um dos mais utilizados é o Método dos Mínimos Quadrados, que serve para gerar o que se chama em Estatística: Regressão Linear ou Ajuste Linear.

As curvas mais comuns utilizadas pelos estatísticos são:

Ordem Função Nome
1 y = ao+a1 x Reta
2 y = ao+a1 x+a2 x² Parábola
3 y = ao+a1 x+a2 x²+a3 x³ Cúbica
4 y = ao+a1 x+a2 x²+a3 x³+a4 x4 Quártica

A idéia básica para qualquer uma das funções acima citadas é tentar descobrir quais são os valores dos coeficientes ao, a1, a2 e a3, de tal modo que a soma dos quadrados das distâncias (tomadas na vertical) da referida curva y=f(x) a cada um dos pontos dados (yi) seja a menor possível, daí o nome Método dos Mínimos Quadrados.

Para obter tais coeficientes, deve-se conhecer conceitos de Derivadas Parciais, a Teoria de Máximos e Mínimos de funções de várias variáveis e as características de formas quadráticas positivas definidas de funções de várias variáveis envolvidas com o Teorema de Sylvester. Tais teoremas são normalmente encontrados em bons livros de Álgebra Linear e Cálculo Avançado.

Para não nos perdermos em considerações teóricas, apresentarei aqui as fórmulas para a obtenção da Regressão Linear para a Reta, a Parábola e a Cúbica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais