Buscar

Ação de restituição de auxilio doença e conversão para aposentadoria por invalidez no Juizado Especial Federal.

Entrei com uma ação de restituição de auxilio doença e conversão para aposentadoria por invalidez no Juizado Especial Federal. A tutela foi antecipada em parte, concedendo o restabelecimento do beneficio com o prazo de 21 dias, a ser pago inclusive os atrazados deste a data de corte do beneficio, sob pena de multa diaria de 200,00 reais ao dia em caso de descumprimento de liminar. Qual o prazo que o INSS tem para pagar os retroativos, tendo em vista que li em alguns foruns que o Órgão leva até 60 dias para realizar o pagamento dos atrasados. Neste caso, concedida a tutela antecipada mediante liminar, qual o prazo real para recerber esses atrasados de forma legal?

💡 2 Respostas

User badge image

sergio luiz de freitas oliveira Freitas

Bom dia, os atrasados só serão pagos ao final do processo, quando o juiz, confirmar em sentença a liminar concedida. Lembre que o pedido foi feito para restabelecimento de auxílio doença e posterior conversão em aposentadoria por invalidez. Portanto, o juiz vai designar uma perícia judicial, a ser realizada por profissional com amplo saber na especialidade que seu advogado escolheu. De posse do resultado dessa perícia o juiz dará a sentença. O seu benefício de auxílio doença será mantido até trânsito em julgado da sentença. Caso o juiz determine sua aposentadoria aí o valor de seu benefício terá um aumento de 10%. como você entrou com a ação no juizado, deve ter assinado um documento renunciando ao valor excedente à 60 salários mínimos. Após a expedição do RPV, O prazo será de 60 dias para depósito.
1
Dislike0
User badge image

LR Assessoria Previdenciária

Jéssica, o retroativo demora um pouco, pois será pago via Requesição de Pequeno Valor (RPV).

O que demora é o INSS realizar e informar o pagamento da RPV, depois disso em 2 meses no máximo vc poderá receber na CEF ou no BB.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais