Buscar

Como calcular potencia dissipada ?

💡 2 Respostas

User badge image

Leticia Capioto

A corrente elétrica, ao passar pelo resistor, faz com que ele se aqueça, liberando calor. Assim, podemos dizer que, quando a energia é transformada em calor, ela é dissipada. Dessa forma, também podemos falar em potência dissipada, que nada mais é do que a energia que se transformou em calor por unidade de tempo. Assim, temos que:

Damos o nome de efeito joule ao aquecimento de um resistor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Esse nome foi dado em homenagem ao cientista que realizou os estudos quantitativos do calor produzido em um resistor. Ao estudarmos a potência produzida por um gerador, vimos que ela pode ser determinada pela seguinte equação:

P = U . i

Essa potência pode ser recebida por um dispositivo qualquer: um resistor, um motor elétrico etc. Quando ela é recebida por um resistor, podemos expressá-la em função da resistência R do resistor. Vale ressaltar que:

U = R . i ou i = U/R

Percebemos que isso pode ser feito de dois modos:

P = U .i    ⇒   P = (R .i).i    ⇒   P = R .i2

ou

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Eletricidade.

Os resistores são dispositivos que oferecem resistência à passagem de elétrons e sua principais funções são transformar energia elétrica em energia térmica e limitar a corrente elétrica. Dentre suas aplicações, cita-se televisores, chuveiros, amplificadores, etc.

Neste contexto, denomina-se de potência dissipada pelo resistor à energia térmica transformada por unidade de tempo. Para seu cálculo, utiliza-se a seguinte equação:

\(P=U\cdot i,\) 

em que \(P\) é a potência dissipada; \(U\) a tensão; e \(i\) a corrente elétrica.

Contudo, a Lei de Ohm diz que \(U=R\cdot i\), onde \(R\) é a resistência do resistor. Assim, relacionando as equações, pode-se escrever que:

\(\begin{align} P&=R\cdot i^2 \\P&=\dfrac{U^2}{R} \end{align}\)

Portanto, as equações para o cálculo da potência dissipada são:

\(\boxed{\begin{align} P&=U\cdot i \\P&=R\cdot i^2 \\P&=\dfrac{U^2}{R} \end{align}}\)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais