Buscar

o que dolo?

💡 5 Respostas

User badge image

Da Boa

Dolo é um conceito normalmente utilizado na área do direito, mais especificamente no direito penal. Por sua vez, o termo dolo se encontra diretamente relacionado à ideia de delito.

O dolo é uma ação delitiva de maneira consciente e voluntária. Em outras palavras, um indivíduo age de forma dolosa quando sabe o que está fazendo e conhece as consequências derivadas de sua ação. O dolo significa que uma pessoa quer prejudicar a outra, portanto, não isso faz de forma inconsciente ou involuntária, mas sim com toda intenção.

O dolo leva a um delito e para que seja considerado um caso jurídico deve apresentar dois requesitos básicos: um intelectual e outro volitivo. O requisito intelectual do dolo estabelece que o delinquente saiba de antemão que sua ação delitiva será punida por lei. O requisito ou elemento volitivo estabelece que a pessoa que comete um delito tem a vontade de fazer.

 

0
Dislike0
User badge image

Priscila Scheibner

simplificando, dolo é culpa!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dolo é um estado de espírito subjetivo que deve acompanhar os atos de certos crimes para constituir uma violação. Um termo legal mais formal e geralmente sinônimo de dolo é: intenção ou conhecimento de transgressão.


A questão política para quem administra o sistema de justiça criminal é que, ao planejar suas ações, as pessoas podem estar cientes de muitas possíveis e prováveis ​​consequências. Obviamente, todas essas consequências poderiam ser evitadas através do simples expediente de cessar a atividade dada ou de agir ao invés de se abster de agir.


Assim, a decisão de continuar com o plano atual significa que todas as consequências previstas são até certo ponto intencionais , ou seja, dentro e não contra o escopo do dolo de cada pessoa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais