Buscar

Qual objetivo da logistica urbana ?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Diante de uma demanda crescente e dos novos padrões de produção, a logística se destaca como prioridade para assegurar a distribuição de produtos nas grandes cidades e centros urbanos, especialmente para ajudar as empresas a lidarem com os desafios enfrentados nesse processo. Dessa forma a logística urbana ganha ainda mais importância no Brasil, um país que segue como problemático quando o assunto é mobilidade e por vários motivos.

Dentre os vários entraves a uma mobilidade mais fluída e eficiente, destacam-se o mau dimensionamento para o tráfego de veículos pesados, o que contribui para o desgaste prematuro das vias e também a falta de locais adequados para a carga e a descarga de produtos e materiais, o que impacta diretamente no fluxo de veículos. E esses são apenas alguns dos problemas.

O problema da mobilidade urbana é tão grave que, em 2011, o Ministério das Cidades anunciou o Programa de Mobilidade Urbana, com o objetivo de promover melhorias nos grandes centros e possibilitando avanços em relação ao transporte coletivo, à redução na emissão de poluentes, acidentes e dos enormes congestionamentos. Contudo, passados 3 anos do lançamento do programa, pouco foi feito.

Segundo dados do CSCMP – Council of Supply Chain Management Professionals, a mobilidade urbana responde, em média, por 28% do custo total de transporte e representa cerca de 30% do tráfego das grandes cidades. Soma-se a isso o fato de responder por cerca de 35% das emissões de gases de efeito estufa e de aproximadamente 20% dos acidentes nos centros urbanos. Isso mostra a importância de ações que garantam a eficiência da mobilidade urbana.

Naturalmente, os novos hábitos de consumo, com a possibilidade de compras online, o maior acesso a crédito e, consequentemente, maior volume de compras realizadas e demandando rápidas e fracionadas entregas, atuam diretamente para um fluxo maior de veículos nas grandes cidades. Isso, aliando aos já comuns e recorrentes problemas estruturais e logísticos do trânsito diário, aumentam os congestionamentos e os riscos de acidentes.

Portanto, resume-se que o objetivo da logística urbana é de o garantir a distribuição de produtos nas grandes cidades e centros urbanos, especialmente para ajudar as empresas a lidarem com os desafios enfrentados nesse processo.

Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/o-desafio-da-logistica-urbana/. Acesso em 14 de junho de 2018.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais