Buscar

Qual a natureza da ação penal do crime de lesão corporal leve (art. 129 do CP) se cometida por empregador contra empregada doméstica? Explique.

💡 4 Respostas

User badge image

Thaís Oliveira

Olha, a Lei Maria da Penha em seu Art.5° inciso I diz que configura violência doméstica ou familiar contra a mulher "no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas" essas agregadas pode entrar com empregadas domésticas. nesse sentido, uma vez enquadrada na Lei Maria da penha, essa ação será de natureza pública incondicionada segundo entendimento já fixado no STJ.
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Conforme a ementa acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal acompanhado pela doutrina majoritária menciona que:


DIREITO PROCESSUAL PENAL. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER. ESTUPRO. CRIME EM TESE PRATICADO POR MOTIVAÇÃO DE GÊNERO E CONTRA EMPREGADA DOMÉSTICA. INCIDÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA.

1. As restrições e os benefícios previstos pela Lei Maria da Penha se aplicam no âmbito da relação empregatícia da mulher que presta serviços domésticos em residências de famílias, por força da previsão contida no inciso I do artigo 5º da Lei nº 11.340/2006, que ampara as mulheres sem vínculo familiar e esporadicamente agregadas.

2. Recurso conhecido e provido.

Relator(a): WALDIR LEÔNCIO LOPES JÚNIOR
Processo: 20160510079955RSE

Dessa maneira, se é aplicável a lei maria da penha (lei 11.340/2006) para a agressão efetuada pelo empregador contra empregada a ação penal será pública incondicionada conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal a seguir:

AÇÃO PENAL – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER – LESÃO CORPORAL – NATUREZA. A ação penal relativa a lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher é pública incondicionada – considerações.

(ADI 4424, Relator(a):  Min. MARCO AURÉLIO, Tribunal Pleno, julgado em 09/02/2012, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-148 DIVULG 31-07-2014 PUBLIC 01-08-2014)

 

1
Dislike0
User badge image

Paulinha Maciel

kd a resposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais