Buscar

Que é "atividade jurisdicional" como fonte do Direito?

atividade jurisdicional

💡 2 Respostas

User badge image

Samylle Oliveira

Pesquisando no livro INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DO DIREITO, COMPÊNDIO DE DIREITO, PROFa MARIA HELENA DINIZ de onde foi tirada a idéia central da formulação da questão , temos o seguinte teor :

Produção jurisprudencial . 

Conceito de jurisprudência O termo jurisprudência está aqui sendo empregado como o conjunto de decisões uniformes e constantes dos tribunais, resultantes da aplicação de normas a casos semelhantes, constituindo uma norma geral aplicável a todas as hipóteses similares ou idênticas . 

É o conjunto de normas emanadas dos juízes em sua atividade jurisdicional . 

São os recursos ordinários e extraordinários do Supremo Tribunal Federal que vão estabelecendo a possível uniformização das decisões judiciais . 

Tais recursos são atos processuais pelos quais a decisão de um juiz ou tribunal é submetida a outro tribunal de categoria superior, com competência para reformá-la ou anulá- la; em regra, a uniformização recursal compete ao Supremo Tribunal Federal, que coordena e organiza sua jurisprudência mediante enunciados normativos que resumem as teses consagradas em reiteradas decisões .

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A expressão “fonte do direito”, com bem salienta Tercio Sampaio Ferraz Jr., é uma metáfora que acaba causando várias interpretações, “posto que por fonte quer-se significar simultaneamente e, às vezes confusamente, a origem histórica, sociológica, psicológica, mas também a gênese analítica, os processos de elaboração e dedução de regras obrigatórias, ou ainda a natureza filosófica do direito, seu fundamento”.

São diversos os critérios para se estabelecer uma classificação para as fontes do direito. De uma forma geral, no entanto, podemos classificar em fontes materiais e fontes formais.

Tem-se por fontes materiais a própria sociedade. São consideradas fontes materiais “todas as autoridades, pessoas, grupos e situações que influenciam a criação do direito em determinada sociedade”, segundo Dimitri Dimoulis. 

As fontes formais do direito são aquelas tidas como primárias, diretas ou imediatas. Cada ordenamento jurídico possui as suas fontes formais, no qual se encontra o direito em vigor. Possui esse nome por atribuir forma ao tratamento dado pela sociedade à determinado valor, em determinada época. São elas que “formulam” as normas válidas.

Ao nosso ver, a atividade jurisdicional, no sentido lato, não é o termo ideal para ser usado quando estamos tratando de fontes do direito, vez que esta se trata da atividade dos tribunais, incluindo processos de arquivamento, juntada de petições, entre outros.

jurisprudência, que é, em última análise, resultado da atividade jurisdicional, é que pode ser considerada fonte formal escrita do direito.

A jurisprudência, conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis, ajuda na formulação das normas válidas.

Através dela o direito se exterioriza. Entende-se por jurisprudência, nas palavras de Miguel Reale, “a forma de revelação do Direito que se processa através do exercício da jurisdição, em virtude uma sucessão harmônica de decisões dos tribunais”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais