Buscar

Que vêm a ser "súmula" e "ementa"?

Súmula, ementa

💡 4 Respostas

User badge image

MAYARA TRAJANO

Súmula é o resumo do entendimento jurisprudencial baseado em decisões reiteradas sobre o mesmo assunto, ou seja, seria a união de várias decisões do tribunal com o mesmo entendimento sobre determinado tema. As súmulas podem ser vinculantes ou não vinculante. A súmulas vinculantes só podem ser editadas pelo STF. Já a ementa é um resumo da decisão, esta é feita de maneira concisa e clara, ou seja, é uma breve apresentação do acórdão.

5
Dislike0
User badge image

Filipe Rodrigues Vasconcelos

súmula é um verbete que registra a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico, a partir do julgamento de diversos casos análogos, com a dupla finalidade de tornar pública a jurisprudnecia para a sociedade bem como de promover a uniformidade entre as decisões.

 

1
Dislike0
User badge image

Linde Santiago

Súmula é a decisão de tribunais superiores é utilizada por juizes quando a jurisprudencia é divergente, Súmula Vinculante é quando a súmula é aprovada por pelo menos 2 terços do Supremo Tribunal Federal e tem caratér obrigatório, ou seja ou júizes são obrigados a utiliza-la. A Ementa é o resumo da lei, assunto a ser protegido ao texto legal. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais