Buscar

CCJ0019 - DIREITO CONSTITUCIONAL I

Eudes dos Capixabas, comerciário, mudou-se para o interior de Roraima, onde sensibilizou-se com a pobreza da população local, que não tinha atendimento médico nem as mínimas condições de saúde. Assim, como estudou até o segundo ano de medicina, começou a dar atendimento médico à população. Tomando conhecimento do que se passava, o MP ofereceu denúncia por exercício irregular da profissão, alegando que o direito fundamental estabelecido no art. 5º XIII da CRFB foi regulamentado por lei específica e que a atividade de Eudes não está de acordo com esta lei. Com base na classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, é correto afirmar:

💡 2 Respostas

User badge image

Valéria Betina Valverde

Pergunta incompleta ... faltou as alternativas.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo a classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, existem 3 tipos de normas constitucionais:

  • Normas constitucionais de eficácia plena: são as mais fáceis de identificar. São aquelas normas que desde a entrada em vigor da Constituição já estão aptas a produzir eficácia. Por isso, são definidas como de aplicabilidade direta, imediata e integral. Veja-se que não há restrição.

Exemplo: "Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas".

  • Normas constitucionais de eficácia contida: são dotadas de aplicabilidade direta, imediata, mas não integral (o legislador pode restringir a sua eficácia).

Exemplo: "Art. 5º, XIII. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão,atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

Veja que nesse caso a norma produz efeitos desde logo, podendo, porém, ser regulamentada, de forma que tenha sua eficácia restringida.

É o caso em tela: Eudes, não sendo formado em medicina, não pode exercer a profissão de médico, devido à regulamentação por lei específica que proíbe cidadãos não formados em medicina de exercerem a profissão.

  • Normas constitucionais de eficácia limitada têm a sua aplicabilidade indireta, mediata e diferida (postergada, pois somente a partir de uma norma posterior poderão produzir eficácia).

Exemplo: "Art. 18. § 2º. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais