Buscar

A redução da maioridade penal é fundamental para acabar com a violência urbana?

Os adolescentes em conflito com a lei devem ser alvo de políticas de segurança ou de políticas públicas sócio-educativas?

💡 1 Resposta

User badge image

Morgana Zambillo

No livro: o adolescente e o ato infracional de MarioVolpi, o autor reponde a questão elencando três principais mitos a cerca da tematica, sendo:

1- Mito do hiperdimeionsalismo: acredita-se que os adolescentes são os que mais cometem "crimes" e atos infracionais, entretanto, na pesquisa realizada constatou-se que enquanto a média de presos no Brasil é de 88 por 100 mil habitantes, a média de adolescentes que cometem ato infracional é de 2,7 por 100 mil habitantes.

2- Mito da periculosidade- acreditamos todos os adolescentes são assassinos sanguinários que cometem atos sem qualquer remorso. no entando.. a pesquisa mostra que a maior ocorrencia é de roubo sendo 33,4% e furto com 23,8%, somente 19,1% dos atos sao cometidos contra a pessoa humana.

Por fim, o terceiro mito é sobre a irresponsabilidade dos adolescentes que cometem atos infracionais. Temos no nosso imaginario que os adolescentes não são punidos, embora o ECA preveja medidas socioeducativas sem o conceito de punibilidade, os adolescentes são entendidos como sujeitos de direito ( direitos e deveres) e estão sujeito a medidas: obrigação de reparar o dano, até semiliberdade . ( acima de 12 anos).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais