Buscar

É permitido a um estado da Federação criar instituto geral de perícias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos órgãos encarregados do...

exercício da segurança pública.

💡 3 Respostas

User badge image

Arlindo Schumann

Não. O instituto geral de perícia deve ser vinculado a algum órgão de segurança pública descrita no caput do artigo 144 da CF, geralmente é vinculado a polícia civil. Os órgãos do caput do art 144 da CF não podem ser suprimidos, nem acrescentados senão por emenda constitucional.

1
Dislike0
User badge image

David de Abreu Silva

Não é permitido, pois essa inserção somente seria possível por meio de Emenda Constituicional e o Estado da Federação não tem competência para elaborar, aprovar e promulgar PEC's, pois isso é de competência do Congresso Nacional.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O Professor Márcio Cavalcante, comentando o Informativo nº 768/STF, assim se manifesta:

“É INCONSTITUCIONAL emenda parlamentar proposta por parlamentares inserindo a Polícia Científica no rol dos órgãos de segurança pública do Estado. Isso porque esse assunto somente pode ser disciplinado por meio de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo.”

(...)

“NÃO. Os projetos de lei que tratem sobre a estruturação, funcionamento e atribuições dos órgãos da administração pública são de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo (art. 61, § 1º, II, “e”, da CF/88).

Logo, a proposta, de iniciativa parlamentar, ao tratar sobre o funcionamento do órgão administrativo de perícia, violou a reserva de iniciativa legislativa privativa do Governador do Estado.

Mas o art. 61, § 1º, fala em “leis” e o ato impugnado era uma emenda constitucional...

O STF entende que, se houver uma emenda constitucional tratando sobre algum dos assuntos listados no art. 61, § 1º, da CF/88, essa emenda deve ter sido proposta pelo chefe do Poder Executivo. Assim, é incabível que os parlamentares proponham uma emenda constitucional dispondo sobre o regime jurídico dos servidores públicos, por exemplo (art. 61, § 1º, II, “c”). Se isso fosse permitido, seria uma forma de burlar a regra do art. 61, § 1º, da CF/88.”

 Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

II - disponham sobre:

c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; 

Do exposto acima, é possível concluir, por interpretação a contrario senso, que até é possível inserir a polícia científica no rol dos órgãos de segurança, mas tal proposta deve ser apresentada pelo chefe do Poder Executivo, e não por parlamentares.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais