Buscar

Além de Piruvato e ATP, qual outro subproduto da glicólise influencia na formação de ATP?

💡 2 Respostas

User badge image

Jenifer Almeida

A formação de NADH e de FADH2
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O piruvato é um a-cetoácido originado, tanto pela glicólise como pela degradação dos aminoácidos alanina, cisteína, glicina, serina, treonina e triptofano. A converção do piruvato a acetil_CoA tem como função básica iniciar o ciclo de Krebs e formação de ATP.


Trata-se de um importante regulador dos processos metabólicos, a união de duas moléculas de piruvato podem formar a uma nova molécula de glicose no fígado por um processo metabólico conhecido por neoglicogênese. Assim os aminoácido que durante o processo de oxidação dão origem a piruvato são chamados de aminoácido glicogênicos, este é um importante ponto de regulação metabólica na manutenção da taxa glicêmica, quando há ausência de carboidratos na alimentação.


Além da possibilidade de entrar no Ciclo de Krebs, o Acetil-CoA é o precursor na síntese de lipídios, e é a ponte para destes a partir de um excesso de açúcar no organismo. E é justamente esta reação de conversão do piruvato a acetil-CoA que determina a impossibilidade dos animais de fazer o inverso: a conversão de lipídios em carboidratos não é possível dada a irreversibilidade desta reação. Os animais não possuem qualquer forma de sintetizar carboidratos partindo de um número de carbonos inferior a 3.

 

Fonte: http://www.lbqp.unb.br/bioq/htm/biomoleculas/geral/PIRUVATO.HTM

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais