Buscar

BIOQUIMICA

A MAIOR PARTE DA CELULOSE PURA OBTIDA DAS FIBRAS DA SEMENTE DE PLANTAS DE ALGODÃO É RESISTENTE, FIBROSA E COMPLETAMENTE INSOLUVÉL NA AGUA. DIFERENTEMENTE, O GLICOGENIO, OBTIDOS DO FÍGADO OUDOS MÚSCULOS DE ANIMAIS, DISSOLVE-SE RAPIDAMENTE EM ÁGUA QUANTE FORMANDO UMA SOLUÇÃO OPALESCENTE. EMBORA AMBOS TENHAM PROPRIEDADES FISÍCAS MARCANTES DIFERENTES, AS DUAS SUBSTANCIAS SÃO COMPOSTAS POR MOLÉCULAS DE D-GLICOSE POLIMERIZADAS POR MEIOS DE LIGAÇÕES (1-->4) E TEM PESOS MOLECULARES COMPARÁVEIS. QUAIS CARACTERISTICAS ESTRUTURAIS PROVOCAM ESSAS PROPRIEDADES FISÍCAS TÃO DIFERENTES DOS DOIS POLISSACARÍDEOS? EXPLIQUE AS VANTAGENS BIOLÓGICAS DE SUAS RESPECTIVAS PROPRIEDADES FISÍCAS.

💡 6 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A celulose  é um polímero de glicose, formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. O Glicogênio tem ligações 1,4 nas cadeias lineares e 1,6 nas ramificações, e possui ramificações a cada 8 a 12 unidades. As moléculas de glicose que formam a celulose são unidas por ligações glicosídicas entre duas moléculas de carboidratos, e as macromoléculas de celulose estabelecem entre si ligações de hidrogênio. A ligação de hidrogênio é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas.

celulose é fundamental na estruturação de plantas. A parede celular dos vegetais é composto por celulose.A  parede celular rígida e espessa protegem as plantas da lise osmótica.

O glicogênio é a reserva energética nos animais. Devido a cada ramificação no glicogênio terminar com uma unidade de açúcar não-redutor, esse polímero tem tantos terminais-redutores quanto ramificações, porém um único terminal redutor. Quando é usado como fonte de energia, as unidades da glicose são removidas uma a uma, a partirdos terminais não-redutores. As enzimas de degradação, que agem somente nos terminais não redutores, podem agir simultaneamente em muitos terminais, acelerando aconversão do polímero em monossacarídeos.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Metodologia Científica.


A celulose é um polímero de glicose, formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. O Glicogênio tem ligações 1,4 nas cadeias lineares e 1,6 nas ramificações, e possui ramificações a cada 8 a 12 unidades. As moléculas de glicose que formam a celulose são unidas por ligações glicosídicas entre duas moléculas de carboidratos, e as macromoléculas de celulose estabelecem entre si ligações de hidrogênio. A ligação de hidrogênio é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas.A celulose é fundamental na estruturação de plantas. A parede celular dos vegetais é composto por celulose.A parede celular rígida e espessa protegem as plantas da lise osmótica.

O glicogênio é a reserva energética nos animais. Devido a cada ramificação no glicogênio terminar com uma unidade de açúcar não-redutor, esse polímero tem tantos terminais-redutores quanto ramificações, porém um único terminal redutor. Quando é usado como fonte de energia, as unidades da glicose são removidas uma a uma, a partirdos terminais não-redutores. As enzimas de degradação, que agem somente nos terminais não redutores, podem agir simultaneamente em muitos terminais, acelerando aconversão do polímero em monossacarídeos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Bioquímica.


A celulose é um polímero de glicose, formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere a molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. O Glicogênio tem ligações 1,4 nas cadeias lineares e 1,6 nas ramificações, e possui ramificações a cada 8 a 12 unidades. As moléculas de glicose que formam a celulose são unidas por ligações glicosídicas entre duas moléculas de carboidratos, e as macromoléculas de celulose estabelecem entre si ligações de hidrogênio. A ligação de hidrogênio é responsável pela estrutura espacial linear da molécula de celulose, o que forma fibras insolúveis, impedindo a solubilidade em água e dificultando a degradação das mesmas. A celulose é fundamental na estruturação de plantas. A parede celular dos vegetais é composta por celulose. A parede celular rígida e espessa protegem as plantas da lise osmótica.


Portanto, o glicogênio é a reserva energética nos animais. Devido a cada ramificação no glicogênio terminar com uma unidade de açúcar não-redutor, esse polímero tem tantos terminais-redutores quanto ramificações, porém um único terminal redutor. Quando é usado como fonte de energia, as unidades da glicose são removidas uma a uma, a partidos terminais não-redutores. As enzimas de degradação, que agem somente nos terminais não redutores, podem agir simultaneamente em muitos terminais, acelerando a conversão do polímero em monossacarídeos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

BIOQUIMICA

Metodologia Científica

UNOPAR

User badge image

Rosangela Silva

Question Icon

BIOQUIMICA

Metodologia Científica

UNOPAR

User badge image

Rosangela Silva

Question Icon

BIOQUIMICA

Metodologia Científica

UNOPAR

User badge image

Rosangela Silva

Materiais relacionados