Buscar

Qual é a lei petria do Brasil?

💡 2 Respostas

User badge image

lii asda

Cláusulas pétreas são limitações materiais ao poder de reforma da constituição de um Estado. Em outras palavras, são dispositivos que não podem ser alteradas, por meio da confecção de nova constituição, mas não abolidas, que tende a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Acreditamos que a intenção da pergunta fora indagar sobre as cláusulas pétras.

As cláusulas pétreas são dispositivos constitucionais que não pode ser alterados nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

As cláusulas pétreas inseridas na CRFB de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

O artigo 60, §4, no entanto, não é taxativo. Há também, no decorrer do texto da constituição, as chamadas cláusulas pétreas implícitas, como por exemplo a titularidade do poder constituinte originário; o procedimento de emenda constitucional; e os sistemas e formas de governo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais