Buscar

Qual a relação da genética com a evolução?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana Querubim

"Nada na biologia faz sentido, a não ser à luz da evolução"

A evolução acontece basicamente por seleção natural, isso quer dizer que aqueles que são melhor adaptados ao ambiente, tem maior chance de se reproduzir, passar seus genes adiante, e por isso, de sobreviver ao longo das gerações e às variações do ambiente. É sabido que indivíduos com maior variabilidade genética, possuem chances bem melhores de sobreviver às adversidades ambientais, isso corresponde a dizer que a genética possui um papel fundamental quando se trata de prever quais as populações que possuem vantagem adaptativa sobre as demais.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.


Os primeiros estudos da genética na ciência moderna iniciaram-se com o monge austríaco Gregor Mendel, na década de 1860. Realizando cruzamentos entre linhagens de ervilhas, ele observou a existência de “fatores” distintos que eram transmitidos dos genitores para a prole. Os padrões de herança observados por Mendel correspondem aos padrões de distribuição dos cromossomos nos gametas no processo da meiose. Mais tarde, com o aprofundamento das pesquisas, os “fatores” foram chamados de genes.


Em genética, a transmissão de informação envolve quatro elementos básicos: a diversidade de estruturas celulares com inúmeras formas especificando aspectos diferentes do organismo; um mecanismo de replicação que copia a informação e repassa à prole; a capacidade de mutação para que haja maior variabilidade; e a capacidade da prole em traduzir as informações herdadas em proteínas.


Nesse contexto, a genética é também base para a nossa compreensão da evolução, já que a mudança evolutiva observada nas populações é a consequência das diferentes taxas de reprodução, mutação, migração e seleção, tornando herdáveis as novas características. Sendo assim, grande parte das explicações evolutivas são também genéticas.

Fonte: https://www.infoescola.com/ciencias/genetica/. Acesso em 10 de julho de 2018.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais