Buscar

sobre o contrato de empreitada

💡 3 Respostas

User badge image

Patrícia Oliveira

Empreitada é o contrato mediante o qual o proprietário da obra contrata um empreiteiro, que se obriga a realizar uma obra específica, pessoalmente ou por intermédio de terceiros, mediante remuneração.

A direção do trabalho é do próprio empreiteiro, sem vínculo de subordinação.

O empreiteiro de uma obra pode contribuir para ela só com seu trabalho ou com ele e os materiais.

O contrato para elaboração de um projeto não implica a obrigação de executá-lo, ou de fiscalizar-lhe a execução.

3
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O contrato de empreitada está regulado no Código Civil de 2002 no Título VI, Das Várias Espécies de Contrato, Capítulo VIII, arts. 610 a 626. É espécie de contrato em que determinada pessoa, denominada de empreiteiro, se obriga, sem relação de subordinação, nem de dependência, à execução de uma obra determinada em favor de outra, cognominada de dono da obra.

A empreitada tem natureza jurídica de contrato bilateral, oneroso, comutativo, de trato contínuo e impessoal.

As espécies de empreitada são as seguintes:

de lavor: de trabalho

de lavor e materiais (mista): A obrigação de fornecer os materiais não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.

empreitada por administração: O dono da obra se obriga, pessoalmente, não só pelos materiais, mas também pelo pagamento da remuneração do empreiteiro e dos demais empregados, sejam eles contratados por ele ou pelo próprio empreiteiro.

total ou parcial: Conforme o empreiteiro obrigue-se a parte da obra ou à sua totalidade.

Os riscos da empreitada quando o empreiteiro fornece os materiais correm por sua conta até o momento da entrega da obra, a contento de quem a encomendou, se este não estiver em mora de receber. Mas, se estiver, por sua conta correrão os riscos. No entanto, se o empreiteiro só forneceu mão de obra, todos os riscos em que não tiver culpa correrão por conta do dono. Se a coisa perecer antes de entregue, sem mora do dono, nem culpa do empreiteiro, este perderá a retribuição. Poderá o empreiteiro, entretanto, provar que a perda resultou de defeito dos materiais e que em tempo reclamara contra a sua quantidade ou qualidade.

2
Dislike0
User badge image

Ana Paula Silva

otimas respostas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais