Buscar

como saber diferenciar as politicas ficais

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A política fiscal refere-se ao uso de gastos governamentais e políticas tributárias para influenciar as condições macroeconômicas, incluindo demanda agregada, emprego, inflação e crescimento econômico.

A política fiscal baseia-se em grande parte nas idéias do economista britânico John Maynard Keynes , que argumentou que os governos poderiam estabilizar o ciclo de negócios e regular a produção econômica ajustando os gastos e as políticas fiscais. Suas teorias foram desenvolvidas em resposta à Grande Depressão, que desafiava os pressupostos da economia clássica de que as oscilações econômicas eram autocorretivas. As idéias de Keynes foram altamente influentes e levaram ao New Deal nos EUA, que envolvia gastos maciços em projetos de obras públicas e programas de assistência social.

Para ilustrar como o governo poderia tentar usar a política fiscal para afetar a economia, considere uma economia que está passando por uma recessão . O governo pode reduzir as taxas de impostos para aumentar a demanda agregada e impulsionar o crescimento econômico; isso é conhecido como política fiscal expansionista.

A lógica por trás dessa abordagem é que, se as pessoas estão pagando impostos mais baixos, elas têm mais dinheiro para gastar ou investir, o que alimenta uma demanda maior. Essa demanda, por sua vez, leva as empresas a contratar mais - diminuindo o desemprego - e a competir por mão de obra, aumentando os salários e proporcionando aos consumidores mais renda para gastar e investir: um ciclo virtuoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais