Buscar

Assinale a opção correta com base no que dispõe a CF acerca do estado de defesa.

a
O preso ficará incomunicável durante a vigência do estado de defesa.
 
b
O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
 
c
Quando cessar o estado de defesa, cessarão também seus efeitos, não sendo os seus executores responsabilizados pelos ilícitos cometidos.
 
d
Haverá supressão do direito de reunião durante a vigência do estado de defesa.

💡 5 Respostas

User badge image

Diego

Boa noite Luna, 

 

Ao invés de apenas citar a questão correta, justificarei as questão erradas =)

 

a - Está alternativa se encontra errada devido ao art. 136, §3, inciso IV, constar o seguinte:

"IV - é vedada a incomunicabilidade do preso."

Logo, conclui-se que ao mencionar que o preso ficará incomunicável, torna a questão errada, uma vez que o código informa que a incomunicabilidade será vedada, ou em um sinonimo, será "proibida" a incomunicabilidade do preso.

 

b- Está é a questão correta, uma vez que a fundamentação da veracidade da alternativa, se encontra no art. 136, § 2, que por acaso, é a própria afirmação da alternativa:

"§ 2º - O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação."

 

c- A alternativa se encontra errada, pois de acordo com o art. 141, da CF, deixa claro que ao invés de não serem responsabilizados, o que ocorrerá é que cessarão os efeitos do estado de defesa, sem que isso prejudique a responsabilidade de quem cometeu atos ilicitos durante este periodo.

"Art. 141. Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes."

 

d- Por fim, está se encontra errada devido ao termo "supressão", utilizado na alternativa, afinal ao invés de ocorrer a supressão do direito de reunião, ocorrerá restrições apenas, conforme mencionado no art. 136, §1, inciso I, alínea "a":

"I - restrições aos direitos de: a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;"

 

Bom, espero ter ajudado ^^

5
Dislike0
User badge image

Luna Alcântara

Boa Noite Diego!

Certinho, esclareceu minha dúvida.

 

:)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais