Buscar

Qual é a diferença básica entre os sistemas de retroalimentação negativa e positiva?

💡 2 Respostas

User badge image

Medicina FCM-CG MedFCM

A Retroalimentação ou Feedback pode ser interpretado como um conjunto de respostas do nosso corpo diante de algum desequilíbrio, garantindo, desse modo, a homeotase. 

A Retroalimentação negativa causa uma mudança negativa em relação à pertubação inicial, ou seja, uma resposta contrária àquela que levou ao desequilíbrio. Um exemplo clássico de Feedback negativo é o controle da respiração. Quando a concentração de CO2 aumenta no sangue, o centro respiratório aumenta sua atividade, provocando aumento da frequência respiratória. Isso provoca um aumento da remoção de dióxido de carbono do corpo. 

Já a Retroalimentação positiva aumenta o estímulo que provoca desequilíbrio. As contrações uterinas no momento do parto são um exemplo de feedback positivo. Quando a mulher entra em trabalho de parto, ocorre um aumento contínuo da contração da musculatura uterina em razão da produção do hormônio ocitocina. Quanto mais contrações, mais ocitocina é produzida e mais contrações são realizadas, o que garante, assim, a expulsão do bebê.

 Entretanto, muitas vezes, essa retroalimentação positiva pode ser maléfica, uma vez que não programa o organismo para voltar ao estado de normalidade. POr exemplo, a perda de sangue faz com que o coração pare de bombeá-lo de forma eficiente e, consequentemente, ocasiona a queda de pressão e diminuição do fluxo do sangue. Isso faz com que o coração diminua ainda mais o bombeamento, ocasionando uma maior diminuição do fluxo sanguíneo, enfraquecendo ainda mais o órgão.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Mecanismo de controlo, também designado de retrocontrolo, retroação ou feedback , que intervém em situações em que o parâmetro normal de uma dada variável é alterado (desvio de um ponto de equilíbrio estabelecido), contrariando essa alteração (retroalimentação negativa) ou incrementando-a (retroalimentação positiva).


A retroalimentação negativa é o mecanismo de retroalimentação mais comum. Contribui para a estabilidade do sistema, uma vez que contraria os desvios ao valor de equilíbrio, conduzindo à reposição do valor inicial. Por exemplo, o aumento do valor da pressão arterial desencadeia um conjunto de processos que vão permitir a sua diminuição para um valor normal.


A retroalimentação positiva está muitas vezes associada a situações patológicas. É um mecanismo de retroalimentação que não contribui para a estabilidade do sistema, dado que promove o incremento dos desvios ao equilíbrio, afastando o valor da normalidade. No entanto, pode funcionar como um mecanismo de controlo, sendo necessário existir um limite para o incremento da perturbação, que interrompa o processo. No mecanismo de coagulação, por exemplo, a retroalimentação positiva é bastante importante, porque permite que os intervenientes neste mecanismo, como a trombina, aumentem a sua concentração no local de hemorragia, permitindo a formação de coágulo eficiente que impeça a perda excessiva de sangue. No entanto, o processo de coagulação não pode decorrer indefinidamente e, assim, os mecanismos de retroalimentação positiva têm de ser interrompidos, para dar lugar à regeneração de tecidos.


Portanto, a retroalimentação negativa é o mecanismo de retroalimentação mais comum e contribui para a estabilidade do sistema, uma vez que contraria os desvios ao valor de equilíbrio, conduzindo à reposição do valor inicial. Por sua vez, a  retroalimentação positiva está muitas vezes associada a situações patológicas e trata-se de um mecanismo de retroalimentação que não contribui para a estabilidade do sistema, dado que promove o incremento dos desvios ao equilíbrio, afastando o valor da normalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais