Buscar

O que significa as formas D e L de uma molécula? Por que o aminoácido glicina não possui as duas formas?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Melo

Oi! Pelo que eu sei, L e D são as quiralidades de um aminoácido. L vai ser para o Grupo Amina no lado ESQUERDO e D para o grupo Amina no lado DIREITO. A glicina é um aminoácido AQUIRAL, pois não possui os quatro ligantes diferentes,ele possui dois grupos H ligados ao Carbono Alfa. Logo, a glicina não possui as formas L e D. Espero ter ajudado, abraço!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A convenção D, L, para não ser confundida com os descritores dee utilizados para designar a direção da rotação específica de compostos quirais , é uma convenção usada para distinguir enantiômeros de monossacarídeos quirais e alfa-aminoácidos quirais , baseados na molécula desenhada como uma projeção de Fischer em uma orientação específica.


As notações de D & L sobre aminoácidos (e outros compostos) referem-se a uma propriedade conhecida como estereoisomerismo, em que os compostos são idênticos em composição e estrutura atômica, mas também são imagens espelhadas não impos- síveis umas das outras. O L na frente de um aminoácido é uma notação científica abreviada para “levorrotatório”, o D significa “dextrógiro”.


Os termos dextrorrotatório e levorrotatório referem-se a uma propriedade óptica que pode ser observada e medida em laboratório, por um feixe de luz polarizada através de um meio contendo a substância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados