Buscar

Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

rincipalmente quando se trata de economia, os recursos disponíveis não são ilimitados, é importante saber administrar os recursos existentes a fim de que os mesmos não venham a faltar. Na tarefa de determinar como escolher entre os recursos à disposição temos que, invariavelmente, tomar decisões. No que tange à tomada de decisões, o professor de economia de Harvard e autor de artigos sobre o tema, N. Gregory Mankiw, determinou alguns conceitos/princípios da tomada de decisão. Os quatro princípios sugeridos pelo ilustre professor são: pessoas enfrentam trocas, o preço de algo é o que você desiste para conseguir aquilo, pessoas racionais pensam na margem e pessoas respondem a incentivos. 

1º - Pessoas enfrentam trocas:
As atividades econômicas praticadas pelas pessoas são, na verdade, trocas. Como já afirmado, os recursos não estão totalmente disponíveis de forma que a escolha de um recurso, normalmente, quer dizer abrir mão de outro.

2º - O preço de algo é o que você desiste para conseguir aquilo:
O segundo princípio refere-se à comparação que o consumidor deve fazer entre o ônus dispendido e o benefício recebido. Quando a pessoa resolve financiar um carro, por exemplo, ela tem que saber que não terá disponível o valor correspondente às parcelas todo mês, até terminar de pagar. Para adquirir algo, sempre é necessário abrir mão de um bem para adquiri-lo, no geral, dinheiro.

3º - Pessoas racionais pensam na margem:
Por mais que tentemos, nossas opções nunca são completamente previsíveis, existem “desvios” ou, em termos econômicos, mudanças marginais, para melhor ou para pior. Dessa maneira, considerando que as pessoas racionais pensam na margem, o tomador de decisões executa a ação quando considera que o benefício marginal é maior que o custo marginal.

4º - Pessoas respondem a incentivos:
As pessoas, como visto, podem fazer escolhas. Essas decisões são tomadas calculando se o benefício é maior que o ônus, considerando, ainda, as variáveis. Assim, alterações no processo efetivamente alteram a decisão das pessoas, de forma que incentivos, certamente, causarão tal alteração.

10
Dislike0
User badge image

Samuel Paulo Perai

Primeiro princípio: as pessoas necessitam fazer escolhasIsso ocorre quando se opta por adquirir ou fazer alguma coisa que entra em conflito com outra, ou seja, o ser humano não conseguirá realizar todas as suas necessidades ou vontades de modo ilimitado.Segundo princípio: o custo real de alguma coisa é o que o indivíduo deve despender para adquiri-lo. Nesse princípio temos a presença da comparação de produtos feita por nós ao adquirimos algo. Ao comprarmos uma geladeira, por exemplo, iremos avaliar os preços, as garantias oferecidas pelas lojas, o consumo e a manutenção. O consumidor, nesse caso, procurará optar por aquela geladeira que trará menos “dores de cabeça” para ele futuramente mesmo que para isso ele tenha de pagar um pouco mais pelo produto. Assim, entende-se que preferimos abrir mão daquilo que poderia sair mais “barato” para obter comodidade.Terceiro princípio: pessoas são consideradas racionais. Ao realizarmos uma compra sempre iremos avaliar o custo/benefício que aquele produto nos trará. A efetivar uma compra, por exemplo, devemos sempre ponderar, pois é necessário saber o que os “benefícios marginais” precisam sempre ser superiores aos “custos marginais”, ou seja, na aquisição da geladeira, o benefício que ela trará sempre deve ser superior aos gastos originados por ela.Quarto princípio: as pessoas reagem a estímulos.As pessoas costumam mudar se opinião referente ao custo/benefício de um produto quando os preços do variam ou para cima ou para baixo. Um exemplo claro dessa reação de estímulos foi a grande alta no preço do tomate no início deste ano. As donas de casa, nesse período, procuraram substituir o tomate por outras verduras e legumes que estavam mais baratos na época, procuram comprar outros alimentos que pudessem substituir as vitaminas presentes no tomate a fim de não haver alterações bruscas na alimentação.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais