Buscar

Para que o Presidente da República decrete o estado de sítio é necessário autorização do Congresso Nacional?

Estado de sítio

💡 3 Respostas

User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

No entanto o estado de sítio é decretado através de duas modalidades:

1 - Estado de sítio repressivo - o pressuposto matrerial é a "comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia da medida tomada durante o Estado de Defesa. Nessa modalidade poderá ser decretado períodos sucessivos de 30 dias até que seja sanado o problema.

2 - Estado de Sítio Defensivo - o pressuposto material é a "declaração do estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira, podendo ser decretada pelo tempo que perdurar a guerra ou a agressão estrangeira não encontrando na CF qualqquer restrição à medida coercitiva que possa vir a ser adotada pelo decreto do Presidente editado após autorização do congresso.

Vejam o Estado de sítio para ser decretado será através dessas duas modalidades e não de uma apenas e poderá ser prorrogado nos períodos descritos acima.

4
Dislike0
User badge image

Alexander Sudário

Sim o estado de sitio é imposto quando o estado de defesa foi ineficaz,sendo necessário ser ouvidos os conselhos e depende da autorização do congresso nacional,que pode aprovar ou vetar o estado de sitio,se aprovado não deve em regra ultrapassar 30 dias,em exceto no caso de guerra que deve se perdurar até o tempo de sua duração.

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O procedimento para decretação do estado de sítio é o seguinte: o Presidente da República ouve o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional. Em seguida, solicita ao Congresso Nacional autorização para decretar. O Congresso decide por maioria absoluta.

Constituição Federal

Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:

I - comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;

II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais