Buscar

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DOS FATORES DE PRODUÇÃO SEREM ESCASSOS?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O problema econômico fundamental está relacionado à questão da escassez. Por causa de recursos limitados e demandas infinitas, a sociedade precisa determinar como produzir e distribuir esses recursos relativamente escassos. É claro que é possível que os humanos possam limitar suas demandas e ficar satisfeitos com as necessidades básicas da vida. Em algumas comunidades da sociedade tribal / espiritual, você poderia argumentar que não há problema econômico, porque os recursos limitados são mais do que suficientes para satisfazer todos os seus desejos. No entanto, a sociedade é predominantemente dominada por pessoas que desejam consumir mais bens e serviços do que as disponíveis. Como há escassez de recursos, a economia considera:

O que produzir?

Como produzir?

Para quem produzir?

Uma questão fundamental neste problema econômico fundamental é a questão do custo de oportunidade. Se dedicarmos recursos para a construção de armas, então o custo de oportunidade é que não podemos usar esses recursos (terra, trabalho) para o cultivo de hortaliças. Mais sobre o custo de oportunidade.

1
Dislike0
User badge image

Cristina Pedro

Todo processo produtivo envolve, sempre, uma escolha baseada num juízo de valor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais